sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Teresópolis, 19 de janeiro de 2012 - Visando fornecer auxílio à Prefeitura para captar recursos através de projetos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, no Teatro Municipal, o workshop ‘Ações Conjuntas para Identificação de Projetos’, que teve como público-alvo funcionários que trabalham nessa área em suas secretarias.




A FGV atua em parceria com os ministérios das Cidades e da Saúde, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e a Petrobras, e fornece ajuda aos governos municipais da região do entorno do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) a se organizarem para obter recursos do Governo Federal, visando o desenvolvimento urbano.




A Fundação Getúlio Vargas, através do workshop, por meio do Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos, busca firmar um elo com Teresópolis para conhecimento das visões estratégicas e com esse panorama estabelecer uma metodologia de trabalho em conjunto com o município. “Nosso maior objetivo é identificar os projetos estabelecidos pela Prefeitura e o ponto de partida é definir um conjunto de projetos, respeitando o foco no desenvolvimento urbano”, explicou Sérgio Gustavo, representante da FGV.




Durante o encontro, foram apresentados os projetos já identificados, entre eles, o que visa incentivar a doação de sangue no município. A assistente social do Hemonúcleo, Rita Valadão, colocou em pauta os projetos do setor para captação de recursos. “Pensamos em produzir um projeto intersetorial, que possa abranger outras secretarias, como Comunicação, Educação, Turismo, entre outras. Por exemplo, podemos promover a doação através de palestras em escolas e disponibilizar material sobre o assunto em pontos turísticos”.




Para Arsênio Teixeira Filho, do Núcleo de Projetos da Secretaria de Planejamento, o workshop é excelente para estabelecer maiores projetos nas secretarias visando o crescimento do município. “O interesse da Prefeitura é não perder nenhuma oportunidade que possa aumentar as chances de conseguirmos aprovar projetos, conquistando assim mais recursos para a realização de obras de infraestrutura em nossa cidade”, afirmou.




Os projetos identificados serão analisados, considerando as informações sobre planejamento e fatores estratégicos. O resultado dessa análise será o tema do segundo workshop, a ser realizado no próximo dia 7 de março.




Texto: Heliny Quintanilha


Fotos: Marco Esteves











Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 - Através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Teresópolis trabalha num ritmo acelerado para reparar problemas gerados pelo tempo ou pela própria ação indevida do homem, dando sempre prioridade aos locais que apresentam maiores riscos aos cidadãos. Com a intensificação dos serviços realizados em redes de drenagem de águas pluviais, a administração municipal vem devolvendo a confiança aos moradores prevenindo alagamentos e consequentemente melhorando a vida dos cidadãos.




Desde que assumiu o governo, o Prefeito Arlei vem realizando obras de infraestrutura, na cidade. Pavimentação, obras de contenção, recapeamento e galerias são exemplos de intervenções que chegaram a vários pontos do município. Nesta quarta-feira, 18, frentes de trabalho operaram nas galerias das ruas Armando Vieira (Bairro do Tiro), Dulcídio Gonçalves (Ingá) e Gago Coutinho (Vale Paraíso) onde nove manilhas foram substituídas por novas e cerca de dez metros de rua estão sendo recuperados.




Moradora há mais de 40 anos no local, a dona de casa Isaura Falcão disse que agora tem esperança de não ver mais enchente na rua. “Agora sim. Essa obra parece das boas. Vai melhorar muito a vida da gente. Porque não é possível que governo nenhum dê jeito nisso. Todos esses anos, quando chove muito, a rua fica alagada”, comentou Isaura.




Na Quinta Lebrão, além da limpeza realizada no rio que passa por todo o bairro, a Prefeitura está construindo dois muros de contenção a fim de sustentar as ruas e evitar o deslizamento dos barrancos. Com vinte metros de comprimento e seis de altura, o muro da Rua 21 de Abril está praticamente pronto. Funcionários trabalham há cerca de três semanas no muro da Rua 6 de Julho que, devido às rochas encontradas incrustadas do montante de terra, está levando um pouco mais de tempo para a conclusão. Com o término das obras, ônibus e caminhões poderão voltar a circular normalmente pelo local. Outro fator que vem prejudicando o rendimento dos serviços são as chuvas freqüentes do turno da tarde. 




Para Maysa de Fátima Siqueira, residente na Quinta Lebrão, as obras vão melhorar muito a qualidade de vida dos moradores. “O ônibus está fazendo muita falta para nós. Mas precisamos de segurança. Sabemos que esta obra da Prefeitura é de suma importância para a comunidade, principalmente para os moradores, como eu, da Rua 6 de Julho que dependem do transporte coletivo e do caminhão da coleta do lixo”, disse Maysa.




Outras regiões também receberam os trabalhadores da Prefeitura nesta quarta-feira. Na Granja Florestal teve retirada de barreira, na Rua Álvaro Alvim, no Meudon, acerto da Rua Paraguasu, no Alto, no Comary e no Jardim Pimenteiras, a recomposição dos paralelos aconteceu nas ruas Sebastião Lacerda, Flávio Bortoluzzi e Claudio Manoel da Costa respectivamente. Nos bairros Jardim Paquequer, Bom Retiro e Pessegueiros, integrantes da Operação Cidade Bela capinaram, roçaram e limparam as ruas.




Texto – Gisele Barreto


Fotos – Davi Almada


Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário